O projeto da Loqr, de análise e deteção de documentos fraudulentos, procura trazer maior flexibilidade à comunicação no setor financeiro, através de uma maior segurança durante os processos fundamentais de partilha de documentos.
A Loqr foi formalmente fundada em 2015, por Ricardo Costa e Jorge Silva, na separação da sua empresa mãe, Quality Attribute. A Loqr é uma empresa com uma abordagem tecnológica impactante e inovadora para a transformação digital e desmaterialização do setor bancário, assente no desenvolvimento de propriedade intelectual e I&D.
Fundado em
2015Fundadores
Ricardo Costa, Jorge Silva, Pedro Borges e João CerdeiraOrçamento I&D
700 mil euros em 2021Setor
FinanceiroVN
1,4 mil milhões em 2020No de colaboradores
51Âmbito
Nacional e InternacionalLocalização
BragaTipo de colaboração
Investigação & DesenvolvimentoTipo de empresa
Consultora informáticaA conveniência das tecnologias de informação (TI) revolucionou a maneira como se vive e trabalha, aumentando a eficiência dos processos de trabalho. Atualmente, tanto as pessoas como as empresas vivem e operam com computadores para armazenar e partilhar informação confidencial.
Consequência desta maior acessibilidade e troca de informação é uma maior oportunidade para atividades fraudulentas e criminosas. A ameaça de fraude ou crimes informáticos é cada vez maior, o que faz com que o objetivo do projeto seja identificar e reduzir as oportunidades de estes crimes ocorrerem.
O projeto criou uma ferramenta capaz de identificar fraude em todos os tipos de documentos. A ferramenta é dimensionável para responder às necessidades de empresas de qualquer dimensão, multinacionais, e de qualquer setor de atividade. A forma de identificação de anomalias é feita através da análise do percurso do documento, percorrendo o histórico de utilização e modificação, encontrando anomalias e inconsistências como fontes irregulares, linhas tortas, desalinhadas, assinaturas, logótipos ou carimbos por exemplo.
Com a evolução e expansão da ciência forense, novas metodologias podem ser incluídas no código da ferramenta, abrindo novas portas e mantendo a sua validade para o futuro.
Indicadores
Objetivos Planeados
Objetivos Conseguidos
Go-live da plataforma da Loqr num cliente (BiG)
Data do final do projeto
Go-live da feature na solução Loqr
Indisponibilidade dos dados necessários para o desenvolvimento do projeto.
A diversidade do âmbito da ferramenta aumenta a complexidade.
A complexidade da criação da ferramenta.
Disponibilidade de alunos concentrados apenas num curto período de tempo.
A colaboração com pessoal qualificado fora da máquina empresarial permite manter o foco no desenvolvimento, sem ser necessário dedicar recursos a tarefas secundárias associadas às empresas.
Através da utilização de recursos externos, é possível incorporar opiniões externas sobre as funcionalidades e o seu sentido, e qual a melhor forma de as incorporar.