Casos de Sucesso

Análise e deteção automática de documentos fraudulentos

O projeto da Loqr, de análise e deteção de documentos fraudulentos, procura trazer maior flexibilidade à comunicação no setor financeiro, através de uma maior segurança durante os processos fundamentais de partilha de documentos.

Análise e deteção automática de documentos fraudulentos

Loqr

A Loqr foi formalmente fundada em 2015, por Ricardo Costa e Jorge Silva, na separação da sua empresa mãe, Quality Attribute. A Loqr é uma empresa com uma abordagem tecnológica impactante e inovadora para a transformação digital e desmaterialização do setor bancário, assente no desenvolvimento de propriedade intelectual e I&D.

Fundado em

2015

Fundadores

Ricardo Costa, Jorge Silva, Pedro Borges e João Cerdeira

Orçamento I&D

700 mil euros em 2021

Setor

Financeiro

VN

1,4 mil milhões em 2020

No de colaboradores

51

Âmbito

Nacional e Internacional

Localização

Braga

Tipo de colaboração

Investigação & Desenvolvimento

Tipo de empresa

Consultora informática

Instituição I&D

ESTG/ P.PORTO – Escola de Tecnologia e Gestão/ Instituto Politécnico do Porto (IPP) A ESTG, enquanto instituição do ensino superior público, tem como missão ser um elemento fundamental e catalisador do desenvolvimento da região do Tâmega e Sousa, num quadro de referência nacional e internacional, através da formação superior de cidadãos de elevada competência profissional, científica e técnica, da investigação e da transferência de conhecimento científico e tecnológico.

O Projeto

A conveniência das tecnologias de informação (TI) revolucionou a maneira como se vive e trabalha, aumentando a eficiência dos processos de trabalho. Atualmente, tanto as pessoas como as empresas vivem e operam com computadores para armazenar e partilhar informação confidencial.

Consequência desta maior acessibilidade e troca de informação é uma maior oportunidade para atividades fraudulentas e criminosas. A ameaça de fraude ou crimes informáticos é cada vez maior, o que faz com que o objetivo do projeto seja identificar e reduzir as oportunidades de estes crimes ocorrerem.

O projeto criou uma ferramenta capaz de identificar fraude em todos os tipos de documentos. A ferramenta é dimensionável para responder às necessidades de empresas de qualquer dimensão, multinacionais, e de qualquer setor de atividade. A forma de identificação de anomalias é feita através da análise do percurso do documento, percorrendo o histórico de utilização e modificação, encontrando anomalias e inconsistências como fontes irregulares, linhas tortas, desalinhadas, assinaturas, logótipos ou carimbos por exemplo.

Com a evolução e expansão da ciência forense, novas metodologias podem ser incluídas no código da ferramenta, abrindo novas portas e mantendo a sua validade para o futuro.

DEZ

2017

Go-live da plataforma da Loqr num cliente (BiG)

MAR

2020

Data do final do projeto

SET

2021

Go-live da feature na solução Loqr

Veja também

Parcerias