O projeto LIFE – Lighter, Integrated, Friendly and Eco-efficient aircraft cabin – oferece soluções inovadoras para o interior de aeronaves. Este projeto foi desenvolvido numa parceria entre a AlmaDesign e a Embraer, juntamente com o consórcio português composto pela Amorim Cork Composites, a Couro Azul, a INEGI e o SET.
A Almadesign foi fundada em 1997 e é uma empresa reconhecida como uma referência no design inovador e foca-se no utilizador. Opera maioritariamente na área dos transportes, mas também no design de produto e na comunicação.
Fundado em
1997Fundadores
Rui Marcelino, Paulo Bago d’Uva e Carlos Castelo BrancoOrçamento I&D
287 mil euros em 2019Evolução
Crescimento sustentável e consistente onde as exportações representam 65% do volume de faturação da empresaSetor
Design industrialVN
700 mil eurosNo de colaboradores
13Âmbito
InternacionalLocalização
Paço de Arcos - OeirasTipo de colaboração
I&D de soluções inovadoras para o interior de aeronavesTipo de empresa
Pequena empresaO projeto de investigação LIFE – Lighter, Integrated, Friendly and Eco-efficient aircraft cabin – parte da colaboração da Almadesign com a Embraer em consórcio com a Amorim Cork Composites, a Couro Azul, o INEGI e a SET, S.A, juntamente com o apoio de várias empresas tecnológicas de referência.
LIFE foi a materialização de uma visão conceptual para o futuro de aeronaves executivas, utilizando materiais orgânicos e naturais.
O design interior foi desenvolvido através de uma linguagem inspirada em estruturas orgânicas, numa relação simbiótica entre elementos naturais e artificiais.
O projeto baseou-se na construção de uma mock up inovadora, recorrendo a materiais e tecnologias de produção avançadas, demonstrando o know-how, as capacidades tecnológicas e as sinergias do grupo, aplicadas num setor em crescimento, inovador e de alto valor acrescentado.
Esta pluralidade de conhecimentos permitiu à Almadesign um reposicionamento no mercado global e reforçando o seu papel exportador.
A visibilidade adquirida com este projeto potenciou a ligação da Almadesign com a TAP, que é, desde então, a responsável pela reformulação do interior das cabines das suas frotas.
Indicadores
Objetivos Planeados
Objetivos Conseguidos
Início do projeto LIFE.
Apresentação do projeto no Salão internacional de Aviação de Le Bourget.
Reconhecimento internacional através do prémio Crystal Cabin Award – Categoria “Visionary concepts”.
Volatilidade nos mercados de atuação da Almadesign.
Impacto pandémico na maneira de operar, prejudicial ao avanço dos projetos.
Necessidade de uma equipa multidisciplinar da dimensão certa. Envolver as pessoas com quem se gosta de trabalhar.
Ligar produto ao utilizador final, planear de forma correta, comunicar e garantir o entendimento através de uma cultura organizacional bem trabalhada são segredos de sucesso.
Nunca esquecer de celebrar as vitórias profissionais.
“Cultura come estratégia ao pequeno almoço” - Uma empresa tem que necessariamente associar o bem-estar dos seus funcionários e a cultura empresarial aos resultados da própria empresa. Qualquer estratégia não consegue funcionar bem sem o entusiasmo e dedicação dos colaboradores.