O projeto nasce da tendência da consciencialização do impacto da alimentação na saúde e bem-estar. O interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa explorasse o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.
A Mendes Gonçalves é uma empresa familiar desde 1982, situada na Golegã, cuja história está intimamente ligada com a evolução e inovação constante da sua oferta. Tendo começado apenas com uma pegada na produção de vinagre, a Mendes Gonçalves abriu um novo capítulo em 2002 com a abertura de um departamento interno para o desenvolvimento e expansão para a área dos molhos. Atualmente, a Mendes Gonçalves aposta intensamente na inovação do seu produto. O consumidor exige sempre um standard alto, o que leva a que a empresa tenha implementado uma prática de melhoria contínua dos seus produtos, através da investigação e desenvolvimento de novas práticas de produção, novas receitas para os seus produtos e diversas linhas de serviço.
Fundado em
1982Fundadores
Família Mendes GonçalvesOrçamento I&D
1,5% do VNSetor
Molhos, Vinagres e CondimentosVN
36 milhões de eurosNo de colaboradores
300Âmbito
InternacionalLocalização
GolegãTipo de colaboração
Produto novo e melhoria de processosTipo de empresa
Grande empresaO projeto nasce da tendência da consciencialização do impacto da alimentação na saúde e bem-estar. O interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa explorasse o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.
O projeto pretende caracterizar diferentes variedades de alho relativamente aos seus compostos bioativos. De maneira a concretizar os objetivos, monitorizou a perda dos compostos durante todo o processo industrial e o desenvolvimento de produtos de alho inovadores que mantenham as propriedades do alho fresco durante o processo.
As consequências do projeto, para além do desenvolvimento local, foram a criação de um controlo total da matéria-prima e uma garantia de controlo de todos os processos durante o ciclo de vida. Consequência do projeto foi o acréscimo de valor acrescentado para os produtores da região.
Indicadores
Objetivos Planeados
Objetivos Conseguidos
Início do projeto
Conclusão do projeto
Lançamento do novo produto ao mercado
As barreiras e desafios têm duas vertentes. Uma vertente associada às circunstâncias do processo, e outra vertente associada ao processo em si. As circunstâncias do projeto são variáveis, seja a nível dos objetivos dos clientes como da disponibilidade de matéria prima necessária. O desafio do processo em si é o estado da tecnologia utilizada. Esta tecnologia pode ser desenvolvida para criar mais e melhores soluções.
A lição aprendida é que o crescimento assenta na inovação. Com I&D como um pilar da evolução é possível crescer de forma sustentável e duradoura.