Casos de Sucesso

MGarlic

O projeto nasce da tendência da consciencialização do impacto da alimentação na saúde e bem-estar. O interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa explorasse o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.

MGarlic

Mendes Gonçalves

A Mendes Gonçalves é uma empresa familiar desde 1982, situada na Golegã, cuja história está intimamente ligada com a evolução e inovação constante da sua oferta. Tendo começado apenas com uma pegada na produção de vinagre, a Mendes Gonçalves abriu um novo capítulo em 2002 com a abertura de um departamento interno para o desenvolvimento e expansão para a área dos molhos. Atualmente, a Mendes Gonçalves aposta intensamente na inovação do seu produto. O consumidor exige sempre um standard alto, o que leva a que a empresa tenha implementado uma prática de melhoria contínua dos seus produtos, através da investigação e desenvolvimento de novas práticas de produção, novas receitas para os seus produtos e diversas linhas de serviço.

Fundado em

1982

Fundadores

Família Mendes Gonçalves

Orçamento I&D

1,5% do VN

Setor

Molhos, Vinagres e Condimentos

VN

36 milhões de euros

No de colaboradores

300

Âmbito

Internacional

Localização

Golegã

Tipo de colaboração

Produto novo e melhoria de processos

Tipo de empresa

Grande empresa

Instituição I&D

Instituto Superior de Agronomia (ISA) O ISA é a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias em Portugal. Realiza estudos de desenvolvimento e de prestação de serviços que se centra fundamentalmente em ações de consultoria a empresas. As atividades de investigação decorrem com uma forte componente interinstitucional e com a participação do meio empresarial. Na maioria dos projetos decorre uma participação conjunta do ISA com outras instituições, consubstanciada pela existência de protocolos de colaboração científica e técnica com várias instituições, empresas e associações de produtores.

O Projeto

O projeto nasce da tendência da consciencialização do impacto da alimentação na saúde e bem-estar. O interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa explorasse o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.

O projeto pretende caracterizar diferentes variedades de alho relativamente aos seus compostos bioativos. De maneira a concretizar os objetivos, monitorizou a perda dos compostos durante todo o processo industrial e o desenvolvimento de produtos de alho inovadores que mantenham as propriedades do alho fresco durante o processo.

As consequências do projeto, para além do desenvolvimento local, foram a criação de um controlo total da matéria-prima e uma garantia de controlo de todos os processos durante o ciclo de vida. Consequência do projeto foi o acréscimo de valor acrescentado para os produtores da região.

OUT

2016

Início do projeto

SET

2018

Conclusão do projeto

JAN

2019

Lançamento do novo produto ao mercado

Veja também

Parcerias