O POCITYF é um projeto orientado para a criação de Smart Cities, cujo objetivo é entregar um conjunto de “Blocos de Energia Positiva” – uma área geográfica limitada onde a produção média de renováveis é maior do que o seu consumo.
O PACT foi inicialmente fundado em dezembro de 2011 com o nome PCTA – Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, tendo em 2015 mudado o nome para PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, uma designação mais impactante e representativa dos efeitos sentidos pelos seus projetos. O PACT nasce da vontade de transformar o Alentejo num centro global de inovação e transferência tecnológica e colocar essas vertentes ao serviço das empresas. Tem como principais missões: i) impulsionar a criação e o crescimento das empresas no Alentejo; ii) criar um ecossistema de inovação, atraindo empresas inovadoras com resultados sustentáveis e conectar as partes; iii) promover a capacidade científica e a ambição internacional da região; iv) contribuir para uma agenda de inovação, incentivando a transferência de conhecimento entre a base de investigação e as empresas inovadoras. O PACT associa 25 centros de investigação, 4 universidades e politécnicos (Évora, Beja, Santarém e Portalegre), 35 empresas, 281 investigadores e atua em 4 áreas chave: i) a aeronáutica, ii) a saúde digital, iii) as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e iv) a indústria 4.0.
Fundado em
2011Evolução
Triplicar o número de empresas apoiadasSetor
Outras atividades de serviços de apoio prestados às empresas, n.e.No de colaboradores
15 membros e 281 investigadoresÂmbito
NacionalLocalização
ÉvoraO POCITYF é um projeto ambiental inovador à escala internacional liderado pela EDP Labelec em colaboração com o PACT e mais 46 entidades de 13 países, a ser implementado em Évora e Alkmaar, nos Países Baixos. O PACT é um parceiro chave da cidade de Évora no desenvolvimento da área tecnológica.
O projeto tem duas vertentes, uma associada à produção da energia elétrica renovável e outra à gestão mais eficiente da rede.
A produção de energia prevê a incorporação de materiais fotovoltaicos nas infraestruturas de Évora, compatíveis com a arquitetura e estatuto de património mundial da UNESCO, provando que é possível conciliar os dois e aplicar em contextos de requisitos arquitetónicos exigentes. Com este novo método é possível aproveitar a exposição solar elevada do Alentejo. O melhoramento da rede elétrica ambiciona criar uma gestão ideal do fluxo energético através da instalação de novos componentes e novo software de gestão.
O POCITYF pretende transformar os ambientes misto-urbanos destas cidades, com uma forte ênfase nas áreas protegidas culturais e históricas, em espaços mais saudáveis, acessíveis, fiáveis e competitivos para os seus cidadãos.
Indicadores
Objetivos Planeados
Objetivos Conseguidos
Início do projeto POCITYF
Data prevista para a conclusão do projeto e atribuição do estatuto Smart-City à cidade de Évora.
A execução das obras para a implementação das soluções desenvolvidas nos edifícios de Évora, e o cumprimento do estatuto de património da Humanidade atribuído pela UNESCO.