Os projetos ALGO.NATUR e PICASSO procuraram responder à questão da sustentabilidade ambiental da indústria têxtil, através do desenvolvimento de uma técnica de tingimento natural.
Fundada em 1998 na região do Porto, a TINTEX é uma empresa que fornece serviços na área dos tingimentos, acabamentos e revestimento, principalmente para malhas mas também para tecidos, tendo evoluído para a produção e comercialização destes produtos. A TINTEX é hoje uma referência no setor têxtil, mantendo sempre uma elevada preocupação ambiental através da utilização de técnicas ecológicas e sustentáveis.
Fundado em
1998Fundador
Mário Jorge SilvaOrçamento I&D
5% do volume de negócios – 500/600 mil euros por anoEvolução
Aumento de 7 a 10% em vendas até 2019Setor
Tintas TêxteisVN
12,5 milhões de euros em 2019No de colaboradores
130Âmbito
Nacional e InternacionalLocalização
Zona Industrial, V. N. de CerveiraTipo de colaboração
Desenvolvimento de um processo e uma marcaTipo de empresa
Média empresaOs projetos nasceram com a tomada de consciência que a indústria têxtil é ainda uma indústria altamente poluente, dada a elevada utilização de água durante o tingimento e o teor das tintas utilizadas. O primeiro projeto que procurou dar resposta a este problema foi o ALGO.NATUR em parceria com o CENTI e o CITEVE, que decorreu entre 2013 e 2015 e teve como objetivo efetuar o tingimento de tecidos de algodão com tintas de base natural.
Apesar do sucesso do projeto, que levou à aquisição da patente para o processo de coloração, as paletas de cores disponíveis estavam restritas a tons de castanho. Estas limitações levaram ao projeto PICASSO.
O objetivo do PICASSO foi a industrialização do processo do tingimento do algodão e a expansão da palete de cores disponível, e teve várias descobertas técnicas e tecnológicas tais como: Incorporação de compostos de origem natural em substratos têxteis para a produção de têxteis funcionais, ecológicos e sustentáveis; Desenvolvimento de tecnologias de tratamento de superfície eco-eficientes para melhorar a afinidade entre substratos têxteis e compostos naturais de tingimento; Assegurar a durabilidade da cor dos têxteis à exposição à luz com compostos naturais; Garantir a durabilidade da cor e a funcionalidade antimicrobiana dos têxteis para lavar; Garantir a atividade antimicrobiana nos têxteis apenas utilizando compostos de origem natural.
O projeto ocorreu entre 2016 e 2019 e foi uma parceria entre a TINTEX, o CENTI, o CITEVE, a Ervital e a Bioinvitro. Cada parceiro teve uma responsabilidade específica na inovação e desenvolvimento do processo. O CENTI especializa-se em investigação a uma escala laboratorial. O CITEVE desenvolveu pilotos do processo e, por fim, a TINTEX escalou e comercializou a solução para um nível de produção industrial.
Indicadores
Objetivos Planeados
Objetivos Conseguidos
Início do projeto ALGO.NATUR.
Atribuição da certificação GOTS.
Fim do projeto ALGO.NATUR e registo da patente e marca resultantes e atribuição do prémio iTechStyle Modtíssimo.
Início do projeto PICASSO.
Fim do projeto PICASSO e expansão da palete de cores utilizada e atribuição do prémio Techtextil innovation award – Na categoria de solução sustentável.
Solucionar o desafio de aumentar a palete de cores disponível para o tingimento natural do algodão.
Escalar a solução para a linha de produção.
Incorporar a inovação nas linhas de produção. Processos muito inovadores, pouco testados no mercado têm dificuldade em serem adotados a uma larga escala.
A aposta constante na inovação permite um crescimento sustentável.
A sustentabilidade, inovação e transparência andam de mãos dadas com a confiança do cliente.