A iniciativa desenvolvida pela Spawnfoam visou responder ao desafio lançado pela Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial com o objetivo de desenvolver um sapato orgânico.
A ideia base da Spawnfoam surgiu em 2013, com o objetivo de alterar o paradigma do fabrico e consumo de compósitos e materiais derivados do petróleo, como plásticos, apresentando uma solução alternativa, sustentável, de origem orgânica e biodegradável.
Fundado em
O conceito desenvolvido nasceu em 2013 e a startup iniciou a atividade em 2017Fundador
Pedro MendesOrçamento I&D
~20 mil euros angariados para o desenvolvimento do produtoEvolução
Encomenda de 50.000 unidades de vasos ecológicos para a AlemanhaSetor
Biotecnologia e desenvolvimento de biocompósitosNo de colaboradores
3Âmbito
Nacional e InternacionalLocalização
Regia Douro Park, Vila RealTipo de colaboração
Desenvolvimento de novos produtosTipo de empresa
Microempresa (start-up)A partir da Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial, a Spawnfoam, em colaboração com a Usaflex, foi desafiada a criar um sapato totalmente orgânico utilizando o conhecimento adquirido no desenvolvimento do vaso ecológico. Devido aos prazos exigentes definidos para o projeto, não foi possível concretizar todos os objetivos definidos inicialmente, no entanto conseguiu-se desenvolver uma sola orgânica inovadora e os restantes componentes recicláveis.
Para além do desenvolvimento da sola biodegradável a Spawnfoam teve também a responsabilidade de explorar novos moldes e ligantes para a biomassa.
A base científica da Spawnfoam permitiu-lhe uma adaptação ao período pandémico, colocando um compasso de espera na produção, e focando-se em programas de I&D, como o desenvolvimento do sapato orgânico. Com o sucesso do mesmo, a possibilidade de escalar a Spawnfoam a outros mercados torna-se real, como comprovado pelo reconhecimento internacional que tem obtido.
Este projeto é um exemplo da resiliência do método adotado pela Spawnfoam. A criação da sola orgânica demonstra a sua flexibilidade de atuação, permitindo à empresa, durante o fecho da economia inerente à situação pandémica vivida nos últimos meses, atuar noutras áreas enquanto aguarda pelas condições para avançar com a produção dos seus produtos.
Indicadores
Objetivos Planeados
Objetivos Conseguidos
Início da execução da sola orgânica.
Prazo inicialmente definido para a conclusão do projeto que acabou por atrasar devido à pandemia.
Nova data planeada para a conclusão do projeto e entrega final da sola orgânica.
As dificuldades de exportação de produtos para mercados internacionais constituíram um enorme desafio para o projeto e para a eficiência e eficácia dos processos colaborativos entre as duas organizações.
A inovação é um investimento de valor acrescentado, que pode transformar uma ideia em algo grande e produtivo, nunca esquecendo as ferramentas colaborativas ao dispor.